INSTITUCIONAL


O Campo

Bem Vindo ao Paintball Campo dos Anjos

Nosso campo possui uma área total de + de 10.000m², sendo possível jogos de diversas características como cenário ou R.A. Contamos com uma área descoberta com mata e área coberta (galpão) com vários obstáculos desde paredes de tijolo, pneus e bunkers em madeira, tudo para que o jogador viva o esporte da melhor forma possível. Hoje temos com um labirinto (cqb).

Temos 2 unidades: Caxias ou Queimados, venha conhecer nossas unidades.

O que é Paintball, e como funciona o esporte?

TUDO SOBRE O ESPORTE:

O Paintball é um jogo de equipes, no qual o número de participantes pode variar entre 6 e 20 pessoas para cada equipe. O jogo acontece no mato, ou em arenas com obstáculos infláveis, em uma área pré-determinada entre as equipes. Cada jogador utiliza uma "arma" (o nome correto é marcador) movida a CO2 ou Ar Comprimido, com a qual dispara bolinhas de tinta nos adversários das outras equipes. Quando acerta o “tiro”, o jogador adversário sai do jogo.

As bolinhas de tinta são feitas de um tipo de gelatina, para que se rompam ao atingir o alvo. A tinta utilizada é não-tóxica para que não cause prejuízos à saúde e ao meio-ambiente.

As equipes, ou times, podem ter inúmeros objetivos, sendo dos mais comuns, a caça as bandeiras. Cada time tem uma bandeira para defender, e a missão de capturar a bandeira da(s) equipe(s) adversária(s). Portanto, o Paintball exige estratégia para atingir os objetivos.

Outra variação de jogo de Paintball é a divisão do terreno em duas bases, sendo que as equipes têm sua base em campos opostos. A bandeira fica entre os dois campos, sendo o objetivo das equipes: sair da base para capturar a bandeira antes dos adversários e colocá-la na base do oponente, sem ser atingido, e atingindo o maior número de adversários.

Em ambos os casos, a equipe vencedora é a que atingir os objetivos antes, ou aquela que eliminar o maior número de adversários no tempo pré-estabelecido, normalmente entre 10 e 15 minutos. E o tempo total do jogo são de 2 horas.

O contato físico é proibido no Paintball. Por isso o jogo é considerado muito seguro. A única ressalva é o cuidado com a visão, que pode ser atingida pelas bolinhas de tinta. Como medida de segurança, sempre é utilizada uma máscara que protege os olhos, a face e as orelhas, sendo proibida a retirada dessa máscara durante a competição.

Ao contrário do que se pode supor, o Paintball não foi baseado nos treinamentos militares, apesar da idéia estar sendo aproveitada inclusive para esses fins.

O objetivo principal do jogo é atingir o oponente, marcando com tinta sem causar ferimento, dano ou lesão corporal. Os times são divididos em regra por cores, assim cada jogador identifica seu oponente no campo. 

Existem algumas modalidades de jogos, a mais comum é o mata-mata, mas também é possível disputar um contra um (também conhecido como X1), contagem de pontos, captura de líder, defesa de território, captura de bandeira entre tantas outras formas de disputa. 

O paintball é um esporte de aventura e seu desenvolvimento se dá a passos largos, no Brasil e no mundo. Por suas características é possível que mulheres e crianças também pratiquem, sempre com a mais absoluta segurança. 

As bolas de tinta são pequenas esferas feitas de gelatina, contendo em seu interior tinta não tóxica. Esta tinta não mancha a roupa pois sai facilmente com água. 

O uso da máscara é fundamental porque o impacto das munições de paintball, normalmente propelidas a cerca de 280 pés por segundo (fps), podem causar cegueira ou outros danos colaterais sérios.

Como Surgiu o Paintball?

O Paintball teve origem nos Estados Unidos, quando em 1981, um grupo de doze pessoas resolveu brincar de “capture a bandeira”, utilizando as armas desenvolvidas por engenheiros florestais para marcar árvores e trilhas.